Certificação em Acessibilidade
Na moov.t uma certificação de acessibilidade arquitectónica resume o nível de conformidade, com uma, das seguintes normas:
- O Decreto-Lei 163, de Agosto de 2006 alterado pelo D.L. n.º 125/2017;
- O Americans with Disabilities Act.(ADA) anexado ao ADA Standards for Accessible Design;
- A ISO 21542:2011- building construction -- accessibility and usability of the built environment.
Para instalações de uso expecífico, produtos e serviços, utilizamos outras normas como referência.
Uma certificação em acessibilidade web, digital e documental resume o nível de conformidade com as directrizes:
- Web Content Accessibility Guidelines WCAG 2.0 link para a pagina e da Secção 580 link para a pagina numa determinada data.
O decreto-lei 163, de Agosto de 2006 define directrizes obrigatórias de acessibilidade arquitectónica para: espaços públicos, equipamentos colectivos e edifícios públicos, e edifícios habitacionais em Portugal
As WCAG 2.0 são directrizes de acessibilidade para a web, reconhecidas internacionalmente e elaboradas pelo Consórcio Internacional W3C.
As WCAG 2.0 são conhecidas internacionalmente como o Padrão ISO 40500 e adoptadas pela Norma da União Europeia EN 301549.
As normas WCAG 2.0 assentam em 4 princípios:
1. Perceptível – Todas as pessoas possam ver ou ouvir o conteúdo;
2. Operável – Todas as pessoas possam usar o computador pelo teclado ou por voz;
3. Compreensível – Possam entender o conteúdo através de uma linguagem clara e simples;
4. Robusta – Permita que usem diferentes tecnologias de assistência.
O Americans with Disabilities Act. de 1973 foi alterada em 1986 e novamente em 1998 para incluir toda a tecnologia da informação, incluindo hardware, software e documentação informática. Essas alterações também criaram medidas de execução para exigir conformidade para sites, documentos e aplicativos desenvolvidos com o financiamento federal dos EUA ou para agências governamentais dos EUA. Essas alterações são conhecidas como a Secção 508 e determinam normas específicas para vários tipos de conteúdo, incluído documentos.
Porquê certificar em acessibilidade?
Certificar em acessibilidade para um determinar os níveis de conformidade, ajuda a:
- Alcançar um mercado em crescimento, de clientes e utilizadores, com deficiência e dificuldades funcionais;
- Atende às necessidades da população idosa;
- Melhora a usabilidade e conforto para todos os clientes e utilizadores;
- Reduz a exposição legal a eventuais reclamações ou processos judiciais;
- Reflecte a responsabilidade social e o compromisso com a acessibilidade;
- Melhora a reputação da empresa;
- Prepara a empresa para o futuro.
Veja os nossos selos exclusivos e personalizados.

Selo percentagem de acessibilidade

Selo condições de acessibilidade

Selo rede moov.t
Recebe ainda, quando certificar o seu site, aplicativo, ou aplicativo móvel ,de acordo com o nível de conformidade, um destes selos.
Selo certificação WCAG 2.0 - AA
Selo de certificação WCAG 2.0 - AA
Selo de certificação WCAG 2.0 - AAA
Deve tornar visíveis todos os selos: nas instalações da empresa/instituição, no material de divulgação, no site/aplicativo, na documentação interna e junto de parceiros e investidores. Assim, clientes, stakeholders, e à sociedade ficarão a saber: as condições de acessibilidade do seu negócio/empresa; e o compromisso com a acessibilidade. Como retorno ganha o reconhecimento da sociedade.
A avaliação e certificação de acessibilidade arquitectónica deve ser feita sempre que: sejam feitas obras de alteração, construção, recuperação, ampliação e alterações na organização dos espaços.
A avaliação e certificação de acessibilidade web e digital devem ser actualizada sempre que lança uma nova versão ou actualização do produto/serviço existente.
Manter uma certificação de acessibilidade, é uma parte importante da incorporação de acessibilidade nas melhores práticas A acessibilidade constrói-se todos os dias. Assim, para ajudar a manter a acessibilidade ao longo do tempo, temos um serviço de follow-up. Link da página.
Como já vimos, para assegurar a acessibilidade no mundo digital é necessário que os conteúdos sejam também acessíveis. Para que a sua marca comunique, para o mercado da acessibilidade, com eficácia, e chega a mais pessoas, é importante que os conteúdos digitais sejam construídos para serem acessíveis. O mesmo se aplica aos conteúdos não digitais.
Mais, para conquistar o mercado da acessibilidade e para que o compromisso com a acessibilidade seja percebido como verdadeiro, é importante saber comunica-lo. Veja a página acessibilidade comunicacional e saiba como podemos ajuda-lo a construir conteúdos para o mercado da acessibilidade.
Marque Uma Consulta De Acessibilidade
Respondemos a todas às suas questões sobre acessibilidade e conversaremos sobre: as suas necessidades e requisitos, sem pressão ou obrigações.